Os Minnesota Timberwolves derrotaram os Phoenix Suns neste domingo (28.abr.2024) por 122-116 fora de casa e é o primeiro classificado à segunda fase dos playoffs da NBA. Os lobos não tomaram conhecimento do estrelado elenco que conta com Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal e avançou com tranquilidade no primeiro round.
O grande nome da série foi, sem dúvidas, Anthony Edwards. Com apenas 22 anos, o Homem Formiga jogou como veterano e teve médias de 31 pontos, 8 rebotes e 6.3 assistências por partida. Recém nomeado all-star e convocado para representar os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos, Edwards se firma como uma das grandes estrelas em ascensão na liga.
Os Timberwolves como um todo também mostraram sua qualidade contra os Suns. Com Karl-Anthony Towns como coadjuvante de luxo e grandes atuações defensivas de Rudy Gobert e Jaden McDaniels, os Wolves venceram sua primeira série de pós-temporada desde 2003/04, quando derrubaram Denver e Sacramento no caminho para a única final de conferência da história da franquia até o momento.
Futuro sombrio no deserto
Pelo segundo ano seguido, os Suns juntam um grupo de estrelas mas falham na missão de voltar às finais, como a equipe fez em 2021 com um grupo mais jovem. Com mais de meio bilhão de dólares de salários projetados para Durant, Booker, Beal e Nurkic nos próximos 4 anos e sem escolhas de primeira rodada no draft nos próximos anos, a situação no deserto do Arizona vai se tornando cada vez mais complicada.
Com um futuro sombrio projetado, não é impossível imaginar que Phoenix tenha que trocar uma de suas estrelas. Com Beal tendo uma cláusula que o impede de ser trocado e o valor de Nurkic cada vez menor, pode ser que sobre para um dos dois all-stars da equipe. O primeiro passo da reformulação já parece determinado, com a demissão do treinador Frank Vogel dada como certa pela imprensa americana.
O segundo round
Na próxima fase, os Timberwolves esperam a definição da série entre Denver Nuggets e Los Angeles Lakers. Com vantagem parcial de 3-1, os atuais campeões podem carimbar a vaga caso vença o jogo 5 da série nesta segunda-feira (29) em Denver. Com o desfalque do armador.