O Vasco da Gama recebeu neste domingo (10.mar.2024) o Nova Iguaçu no Maracanã em confronto válido pela primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca. O jogo acabou em 1 x 1. Xandinho marcou para o time da Baixada e Lucas Piton para o Cruzmaltino.
Desta forma, os dois times voltam a se enfrentar no próximo domingo (17.mar.2024), ainda sem local definido. A equipe do Nova Iguaçu tem a vantagem de jogar pelo empate para garantir vaga na final, pois tem a vantagem conquistada por ter sido o 2º colocado a primeira fase do torneio. Todavia, o Vasco, precisará vencer para garantir a classificação.
De acordo com o lateral Lucas Piton, autor do gol do Vasco na partida, a equipe precisa se manter focada para o próximo jogo. Além disso, comentou sobre os momentos acalorados entre as duas equipes atrapalhou.
“Eu acredito que a gente precisa melhorar o nosso foco no jogo, estamos deixando o externo, umas brigas bobas tirar a nossa concentração. A gente veio buscando a vitória, empatamos o jogo, buscamos a virada e acredito que no próximo jogo a gente vai buscar a classificação”, disse o lateral em entrevista pós-jogo.
Nova Iguaçu joga melhor, mas não abre o placar
No início da primeira etapa, o Vasco tentou impor seu ritmo, porém, o Nova Iguaçu não se intimidou e não deixou a equipe Cruzmaltina tomar conta do jogo.
Ambas as equipes contaram com seus goleiros que estavam inspirados e salvando os times em várias ocasiões de perigo. Pelo vascaíno, não só o estreante Clayton, por duas vezes, mas também Lucas Piton levaram perigo ao goleiro Fabrício Santana, que fez boas defesas.
O jogo era lá e cá e a Laranja Mecânica da Baixada respondeu com Carlinhos e Albert, que obrigaram Léo Jardim a fazer duas boas defesas. Além disso, Yan Silva chegou a acertar a trave em chute perigoso de fora da área.
Por fim, os 15′ finais da primeira etapa foram de ‘blitz’ do Nova Iguaçu para cima do Vasco. Carlinhos, novamente, quase abriu o placar, mas Léo Jardim fez excelente defesa. A equipe visitante ainda contou com mais uma bola na trave, dessa vez de Yago.
Ao final do primeiro tempo, a torcida do Vasco protestou, vaiando o time devido ao futebol apresentado pelos comandados de Ramón Díaz.
Lucas Piton salva o Vasco mais uma vez
Na volta do intervalo, o Nova Iguaçu voltou com tudo e iniciou como havia terminado a etapa inicial, impondo seu ritmo e pressionando a equipe de São Januário.
Aos 4′, Carlinhos saiu cara a cara com Léo Jardim e tocou na saída do goleiro. Após a bola bater na trave, Xandinho aproveitou o rebote e fez o gol. No entanto, foi dado impedimento de Carlinhos ainda no primeiro lance da jogada, mas após revisão do VAR, o gol foi validado.
Com a desvantagem no placar, o Vasco foi para cima e levou perigo com Payet e Vegetti em duas bolas aéreas. Porém, nos contra-ataques o Nova Iguaçu levava perigo como em duas oportunidades desperdiçadas por Carlinhos e Yago.
Payet quase fez o gol de empate, contudo, o goleiro Fabrício Santana espalmou a bola que ainda acertou o travessão depois da bela defesa. Entretanto, se de um lado Fabrício salvava o Nova Iguaçu do empate, por outro o Vasco contava com uma baita atuação de Léo Jardim.
O dilema
Em duas ocasiões claras de gol em sequência, uma de Xandinho e outra de Carlinhos, o arqueiro vascaíno operou dois milagres.
A resposta do ataque do Vasco aos ataques do time laranja veio aos 34′. Payet cobrou falta, Sforza, de cabeça, escorou para Piton completar para o gol marcando com mais um cabeceio e empatando a partida.
Vale lembrar que no meio de semana Lucas Piton fez o gol de empate que levou o duelo contra Água Santa (SP) pela Copa do Brasil para os pênaltis. Os cariocas tiveram bom aproveitamento na marca da cal e se classificaram.
Três minutos após o gol, o Vasco quase virou depois de o francês Payet acertar a trave. Porém, os visitantes não diminuíram o ritmo e quase voltaram a frente no placar. Após falha de Puma Rodríguez, Carlinhos saiu novamente de frente para Léo Jardim, que mais uma vez fez grande defesa.
O confronto era bastante aberto e em novo contra-ataque, novamente o Nova Iguaçu parou em Léo Jardim, que defendeu boa bola após investida de Bill. Já nos minutos finais, houve uma confusão generalizada entre os jogadores que resultou nas expulsões de Mateus Carvalho e Fernandinho, aos 50′.
O Vasco ainda teve uma última chance após falta cobrada na área por Payet, mas Puma Rodríguez cabeceou para fora.