Neste domingo (18.fev.2024), o Botafogo recebeu o Vasco no Nilton Santos e foi goleado pela equipe Vascaína por 4 x 2. A partida foi válida pela 9ª rodada do Campeonato Carioca. Com a vitória, o Vasco entrou no G4 com 16 pontos, na terceira colocação do Campeonato Carioca. Já o o Botafogo, caiu para a quinta colocação, com 14 pontos.
Os gols foram marcados por Galdames (31’1T) ,Pitón(1’2T) e Vegetti, duas vezes (23’2T e 40’2T ) pelo Vasco; Eduardo, duas vezes (21’1T e 43’2T) pelo Botafogo.
Em coletiva de imprensa, o lateral esquerdo, Lucas Pitón falou do gol da virada marcado no jogo e a boa fase da equipe.
“Primeiramente queria agradecer a Deus por esse momento que estou vivendo, tanto na minha vida profissional quanto na pessoal, gratidão a Deus. No jogo de hoje, foi uma vitória muito importante e fazer mais um gol com essa camisa é um momento de muito orgulho. Essa semana eu anunciei (gravidez da sua esposa) e se Deus quiser vai dar tudo certo e vai nascer bem, tudo dando certo.”
Momento inicial: Domínio alvinegro
Logo no início do jogo, ficaram claras as propostas de jogo das equipes. O Botafogo propôs mais o jogo e teria mais posse de bola. Enquanto o Vasco, jogaria pelos contra-ataques e jogadas áreas para o atacante Vegetti.
Com 2’1T, a equipe alvinegra balançou as redes do Vasco. Após tabela entre Victor Sá e Tchê Tchê, o camisa 7 do Botafogo infiltrou na área. Depois disso, churou na saída do goleiro Léo Jardim e abriu o placar. Porém, o VAR foi acionado e o impedimento do atacante botafoguense foi marcado.
O Botafogo seguiu pressionando e o Vasco tinha dificuldade em sair jogando e construir contra-ataques em velocidade. Aos 21’1T, Eduardo tocou para Tiquinho Soares, que protegeu a bola, fez o pivô e tocou de volta para o meia. Ele chutou de fora da área no canto esquerdo de Léo Jardim: 1 a 0 Botafogo.
Estratégia Ramón Diaz
O Vasco conseguiu equilibrar a partida. Esse fato ocorreu após gol inicial do Botafogo, com o técnico Ramón Diaz reposicionando Payet no meio. Essa ação resultou no gol de empate de Galdames. No intervalo, o Vasco já mostrava uma clara ascendência, e na volta do jogo, aproveitou a desconcentração do Botafogo para virar. Esse feito veio com um belo gol de Piton.
A pressão do Vasco aumentou no segundo tempo, com o Botafogo demonstrando sinais de cansaço. Especialmente na defesa. Um pênalti convertido por Vegetti ampliou a vantagem do Vasco, enquanto o Botafogo não conseguia criar oportunidades de gol.
A equipe cruzmaltina controlou o ritmo do jogo, trocando passes sem pressionar muito a defesa adversária. Um gol de azar de Gatito, com a bola batendo nas suas costas e entrando, consolidou a vantagem do Vasco. O Botafogo ainda conseguiu diminuir com um belo gol de bicicleta de Eduardo, mas já era tarde demais para uma reação efetiva. No fim, o Vasco saiu vitorioso por 4 a 2 em um jogo marcado por viradas e momentos intensos.