O Vasco da Gama recebeu, em São Januário, a equipe do Água Santa-SP, nesta quinta-feira (7.mar.2024), em partida da segunda fase da Copa do Brasil e garantiu a classificação para a próxima fase com muita emoção. O jogo acabou em 3 x 3. Nas penalidades, melhor para a equipe Cruzmaltina que venceu por 4 a 1.
Os gols da partida foram marcados por Galdames (3’1T), Vegetti (15’1T) e Lucas Píton (47’2T) pelo Vasco. Neilton (47’1T), Robles (13’2T) e Luan Dias (42’2T) marcaram pelo Água Santa.
Para os confrontos da terceira fase, o Vasco aguarda o sorteio para a definir seu próximo adversário. Nesta fase, já são incluídos os classificados por meio da segunda fase da Copa do Brasil e os clubes que disputam a Libertadores da América.
Emiliano Diaz expressou sua satisfação com o excelente desempenho da equipe no primeiro tempo, mas criticou severamente a queda de rendimento na segunda etapa. “Acho que fizemos os primeiros 45 minutos melhores desde que chegamos ao Vasco. Depois, nós quisemos entrar no jogo que falamos que não podíamos entrar e terminamos sofrendo. Não gostei de nada do segundo tempo. Mas há que seguir melhorando e tratando de continuar com o primeiro tempo para poder fazer um Vasco perfeito.”, disse o Auxiliar, em coletiva de imprensa.
Análise
No decorrer da primeira etapa, o Vasco demonstrou total superioridade sobre o Água Santa, penetrando com facilidade na defesa adversária e criando oportunidades de gol. Galdames abriu o placar aos 3 minutos, após aproveitar o rebote de um chute de Payet. A pressão vascaína continuou e, aos 15 minutos, Vegetti ampliou a vantagem, cabeceando para as redes após um cruzamento preciso de Paulo Henrique.
Apesar das tentativas de reação do Água Santa nos minutos finais do primeiro tempo, com Artur, Júnior Todinho e Robles criando boas oportunidades, foi Neilton quem conseguiu diminuir o placar nos acréscimos.
Na segunda etapa, o Água Santa reagiu e equilibrou o jogo, conseguindo até mesmo igualar o placar com um gol de Robles aos 13 minutos, após cruzamento de Luan Dias. A partida tornou-se mais tensa após o empate, resultando em um princípio de confusão que resultou em cartões amarelos para jogadores de ambos os times.
Ambas as equipes continuaram buscando o gol da vitória, porém foi o Água Santa quem surpreendeu ao marcar o terceiro gol aos 42 minutos, com Luan Dias finalizando com categoria por cima do goleiro Léo Jardim. No entanto, o Vasco manteve a esperança até o último instante e conseguiu o empate aos 47 minutos, com Lucas Pitón cabeceando após cobrança de falta precisa de Payet.
A decisão foi para os pênaltis, onde Léo Jardim brilhou ao defender a cobrança de Robles e contar com a sorte quando Bruno Mezenga acertou a trave. Enquanto isso, o Vasco converteu todas as suas penalidades, garantindo a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil com um desempenho impecável nas cobranças de Payet, Pitón, Sforza e Vegetti.