InícioFutebolLibertadoresSorteio define o caminho dos 7 brasileiros na Copa Libertadores 2024

Sorteio define o caminho dos 7 brasileiros na Copa Libertadores 2024

Publicado em:

Foi realizado nesta segunda-feira (18.mar.2023) o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores. O evento, realizado em Luque, no Paraguai, definiu o caminho que os 7 representantes do futebol brasileiro no torneio terão para chegar ao mata-mata da competição. Para manter o domínio do país nos últimos anos, com 8 dos últimos 10 finalistas, os clubes nacionais até têm adversários de grande nome pela frente, mas se veem como os grandes favoritos em todos os grupos.

Trio carioca nas Américas

Em alta recentemente, o futebol carioca em 2024 volta a ter três representantes na maior competição de clubes do continente depois de 12 anos, desde que Vasco, Flamengo e Fluminense representaram o torneio em 2012. Atuais campeões da América, os tricolores das Laranjeiras têm pela frente um grupo traiçoeiro, com três times tradicionais. O Flu estreia no Peru contra o Alianza Lima, tendo depois compromissos em Assunção contra o Cerro Porteño e em Santiago contra o Colo-Colo.

Em busca do tetracampeonato, o Flamengo tem pela frente um grupo sem outros campeões, mas que também pode trazer dificuldades para os comandados de Tite. O rubro-negro tem à vista dois encontros com a altitude, um mais tranquilo em Bogotá, contra os Millonarios, e outro no temido estádio Hernando Siles, em La Paz, contra o Bolívar, que esteve entre os 8 melhores do continente no último ano. Completa o grupo o chileno Palestino, que o Mengão enfrentou recentemente e venceu 10×2 em placar agregado na Sul-Americana de 2017.

Vindo das fases prévias, onde eliminou Aurora-BOL e Red Bull Bragantino, o Botafogo se encontrou no pote 4 do sorteio, mas ainda conseguiu sair em um grupo bastante acessível. O Glorioso volta para Quito para enfrentar a LDU depois de dois 0x0 entre as equipes na Sul-Americana do ano passado, em que os equatorianos se sagraram campeões. Além deles, o Fogão tem pelo caminho o Junior de Barranquilla, da Colômbia, e o Universitario, do Peru.

Verdão busca terceiro título em 5 anos na Libertadores; Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Paulistas com pedreiras

A dupla paulista representando o estado no torneio não deu sorte com o sorteio. O São Paulo terá de encarar fantasmas logo na partida de estreia, indo ao estádio Mario Alberto Kempes, onde foi derrotado pelo Del Valle na final da Sul-Americana em 2022, para encarar o Talleres de Córdoba, clube que eliminou o tricolor nas fases preliminares da Libertadores em 2019. Além dos argentinos, o São Paulo vai ao Equador para enfrentar o Barcelona e ao Deserto de Atacama, no Chile, para confronto contra o Cobresal, em estádio ainda não definido.

O Palmeiras tem pela frente alguns velhos conhecidos, que apesar de tradicionais não vem dando tanto trabalho para a equipe. Bicampeão sul-americano nos últimos 5 anos, o Independiente del Valle e a altitude de Quito prometem ser o maior adversário, mas o Verdão também tem novo compromisso em Buenos Aires contra o tradicional San Lorenzo. A novidade do grupo fica pelo Liverpool de Montevidéu, que acaba de se sagrar campeão uruguaio pela primeira vez e não promete ser presa fácil para os gigantes do Grupo F.

Grêmio volta à Libertadores em busca do tetra; Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Tradicionais no caminho

Representantes de fora do eixo RJ-SP, Grêmio e Atlético Mineiro tem pelo caminho adversários de nome forte em seus grupos. O Imortal, buscando se tornar o primeiro brasileiro tetracampeão, vai à Argentina para enfrentar o já tetra Estudiantes de La Plata. Os gaúchos também tem pela frente a altitude de La Paz, onde jogam contra o The Strongest-BOL. Fecha o grupo o Huachipato, do Chile, que joga o torneio pela segunda vez e em sua estreia surpreendeu ao vencer o próprio Grêmio, em Porto Alegre.

O Galo, enquanto isso, foi o único brasileiro presente no Pote 2 do sorteio e terá pela frente, como cabeça de chave do grupo G, o pentacampeão Peñarol. Além do difícil duelo em Montevidéu, os mineiros vão até Rosário, na Argentina, para enfrentar o Rosario Central no estádio Gigante de Arroyito e enfrentam na Venezuela, na estreia da equipe, o Caracas, na capital do país.


Os Grupos:

A: Fluminense, Cerro Porteño-PAR, Alianza Lima-PER e Colo-Colo-CHI
B: São Paulo, Barcelona-EQU, Talleres-ARG e Cobresal-CHI
C: Grêmio, Estudiantes-ARG, The Strongest-BOL e Huachipato-CH
D: LDU Quito-EQU, Junior de Barranquilla-COL, Universitario-PER e Botafogo
E: Flamengo, Bolívar-BOL, Millonarios-COL e Palestino-CHI
F: Palmeiras, Independiente del Valle-EQU, San Lorenzo-ARG e Liverpool-URU
G: Peñarol-URU, Atlético Mineiro, Rosario Central-ARG e Caracas-VEN
H: River Plate-ARG, Libertad-PAR, Deportivo Táchira-VEN e Nacional-URU

Mais Notícias

Caleb Williams: conheça o calouro que promete mudar o rumo dos Bears

O quarterback Caleb Williams foi escolhido pelos Chicago Bears com a primeira escolha do...

OKC Thunder varre os Pelicans e segue temporada histórica

O Oklahoma City Thunder derrotou os New Orleans Pelicans por 97-87 fora de casa...

Wolves vencem mais uma e varrem elenco estrelado dos Suns

Os Minnesota Timberwolves derrotaram os Phoenix Suns neste domingo (28.abr.2024) por 122-116 fora de...

Jogador de futebol americano do DF é convocado para primeiro Mundial Júnior no Canadá

A Seleção Brasileira de Futebol Americano fará estreia histórica no Campeonato Mundial Júnior da...

Últimas Notícias