Neste domingo (11.fev.2024), a seleção feminina brasileira de basquete perdeu sua chance de participar nas Olimpíadas de Paris 2024. No último jogo do Pré-Olímpico realizado no Mangueirinho, em Belém (PA), o Brasil foi derrotado pela Alemanha por 73 a 71. Isso resultou na não classificação da equipe, que ficou fora das Olímpiadas pela segunda vez seguida. Sua última aparição foi no Rio de Janeiro em 2016. O Brasil também não participou em Tóquio em 2020.
A seleção, liderada pelo técnico José Neto, encerrou o Pré-Olímpico sem registrar nenhuma vitória e ficou na última posição do grupo, acumulando apenas 3 pontos. O Brasil perdeu para a Austrália (60 a 55 na quinta-feira), Sérvia (72 a 65 no sábado) e Alemanha.
“Queria parabenizar a Sérvia, Alemanha e Austrália pela classificação. Foi um momento difícil, tentamos, lutamos, as meninas fizeram de tudo. Quero agradecer a CBB por trazer o torneio ao Brasil, a minhas jogadoras. Entregamos uma melhora, mas não foi o suficiente para a classificação olímpica. Temos que seguir trabalhando, melhorando, para tentar. Em Bruges, fomos para o Pré-Olímpico para perder de pouco para a Austrália. E agora, jogamos para vencer”, falou o treinador, José Neto.
As doze equipes que se classificaram para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram conhecidas: Austrália, Sérvia, Alemanha, França, China, Porto Rico, Estados Unidos, Bélgica, Nigéria, Japão, Espanha e Canadá competirão pela medalha de ouro no basquete feminino.