No comando da Seleção Brasileira de Basquete masculino por 2 anos, o treinador Gustavo de Conti dará uma pausa como técnico do Brasil para a Americup 2025 – que começa dia 23 de fevereiro e encerra dia 26. O técnico quer focar no planejamento das olimpíadas. Quem ficará em seu lugar será Helinho Garcia, com Demétrius Ferraciú de assistente.
O torneio terá estreia dos brasileiros em São Paulo (SP), no Ginásio Wlamir Marques, e será transmitida ao vivo do SporTV e da ESPN, às 19h. O primeiro desafio serão os paraguaios, pelo Grupo B. O país tem uma lista que conta com 14 nomes.
O Brasil está no grupo ao lado de Paraguai, Uruguai e Panamá. Em novembro, meses após o Pré-Olímpico e Paris 2024, a equipe volta a jogar duas partidas no Brasil, ainda com local a definir, diante de Uruguai e Panamá. E fecha em fevereiro de 2025 a briga por um lugar na AmeriCup, marcada para a Nicarágua em setembro de 2025.
Na lista, há nomes de peso, como ex-atletas da NBA Bruno Caboclo, Yago, Georginho, Didi e Lucas Dias. E da G-League: Mãozinha e Ruan que ganharam chance no grupo adulto.
“É sempre muito bom voltar à Seleção, ainda mais para jogar no Brasil. Feliz, de rever o grupo e a torcida. E num momento importante, meses antes do Pré-Olímpico – disse Bruno Caboclo, ex-atleta da NBA, em que jogou no Boston Celtics.
DE CONTI NA SELEÇÃO
Gustavo se apresentou no início de 2022 depois da saída de Tiago Splitter – que garantiu o Global Jam para o Brasil. Em sua carreira, o Brasil foi vice-campeã da AmeriCup (2022), após ser superado nos últimos segundos contra a Argentina, na final e perdeu Mundial 2023, na fase de grupos.
Convocação – Eliminatórias AmeriCup 2025
Brasil x Paraguai – Janela 1
ATLETAS
Elinho Corazza – Corinthians
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Alexey Borges – Capitanes- MEX
Georginho – Ratiopharm Ulm-ALE
Didi Louzada – Flamengo
Zu Júnior – SESI Franca
Daniel Onwenu – Corinthians
Danilo Fuzaro – Minas
Gabriel Jaú – Flamengo
Bruno Caboclo – Partizan-SRB
Lucas Dias – SESI Franca
Márcio – SESI Franca
Mãozinha – Capitanes-MEX
Ruan – Capitanes-MEX
CT
Diretor de basquete masculino – Diego Jeleilate
Gerente de Seleções – Victor Mansure
Administrador – Ricardo Carvalho
Treinador – Helinho Garcia
Auxiliar técnico – Demétrius Ferraciú
Preparador físico – Bruno Nicolaci
Fisioterapeuta – Rafael Plein
Apoio técnico – PH Pereira
Médico – Carlos Vicente Andreoli
Nutricionista – Denise Carvalho
Gerente de Comunicação – Thierry Gozzer