Iniciativa visa impulsionar jovens talentos de até 21 anos a se destacarem no esporte
O Ministério do Esporte apresentou nesta quinta-feira (25.abr), o programa “Revelar Talentos”, com a finalidade de identificar e respaldar jovens atletas, de até 21 anos, com potencial para se destacarem. O programa inclui um processo seletivo personalizado para determinar a modalidade esportiva e a categoria mais apropriadas para cada participante. Serão estabelecidos um total de 25 núcleos esportivos em todo o Brasil, sendo que 15 deles já têm confirmação para serem construídos ainda neste ano.
Durante o evento de apresentação, atletas da modalidade de saltos ornamentais do Centro de Excelência da UnB estiveram presentes. Rafael Max, de 19 anos, expressou sua gratidão pelo apoio do Ministério do Esporte. “Fiquei muito feliz de estar participando desse evento e vendo os projetos que teve aqui. Fiquei muito feliz de saber que o Ministério está apoiando cada vez mais o esporte. Estou sentindo o reconhecimento, só tenho que agradecer a todo mundo”, disse o atleta.
Outra atleta foi Luana Lira que falou sobre o possível impacto desse projeto no Brasil. “Eu gostei muito do evento, deste novo programa, e por ter nos convidado também. Como atletas de alto rendimento, fiquei muito feliz. Para nós atletas, é muito importante esse tipo de incentivo. Cada vez mais reconhecimento e visibilidade para continuar nos incentivando com o nosso esporte e com treinamento e competições”, afirmou.
Já o coordenador do Centro da UnB, Ricardo Moreira, afirmou que o programa será fundamental para o esporte brasileiro. “Esse programa vai ser um divisor de águas para o esporte brasileiro, porque o que está faltando para o nosso país é ter uma um programa voltado para base voltado para os talentos pros novos talentos. Saber que o Ministério do Esporte vai estar mais engajado ainda nesse processo é uma alegra”, disse Ricardo.
A representante do projeto, a secretária de alto desempenho do Ministério do Esporte, Iziane Marques, falou sobre a satisfação por contribuir com políticas públicas para os atletas: “É uma grande satisfação para mim, que vivi a excelência esportiva em todos os seus serviços, poder hoje contribuir com políticas públicas para essas mesmas pessoas que, assim como esses atletas e como eu, tiveram o sonho de um dia vestir a camisa da seleção brasileira. Estar aqui hoje é verdadeiramente grandioso para mim, e agradeço mais uma vez ao Ministro André Fufuca por acreditar no meu trabalho e no meu potencial”, alegou.