O Kansas City Chiefs é o campeão da temporada 23-24 da NFL! Neste domingo (11.fev.2024), os Chiefs superaram o San Francisco 49ers por 25 a 22 no Super Bowl LVIII e garantiram o quarto título de sua história, o terceiro nos últimos 5 anos.
O início de jogo foi bem arrastado, muito por conta das fortes defesas de ambas as equipes e uma pitada de nervosismo, principalmente por parte dos Chiefs. No primeiro período, nas 4 primeiras campanhas, os Chiefs tiveram duas, ambas terminadas em punt, enquanto os Niners tiveram 1 punt e 1 fumble recuperado pela defesa de Kansas.
No primeiro período, a equipe de San Francisco soube administrar bem o relógio e conseguindo romper as barreiras dos Chiefs com boas corridas de Christian McCaffrey e culminando no até então mais longo field goal da história dos Super Bowl’s, de 55 jardas, convertido por Jake Moody, já no início do segundo período. 3 a 0 para os 49ers.
Na campanha seguinte, os Chiefs conseguiram chegar na red zone em apenas 5 jogadas, porém, na tentativa de corrida por parte de Isiah Pacheco, o running back acabou sofrendo um tackle de Deommodore Lenoir, na linha de 8 jardas, que acabou em fumble e recuperação da defesa de San Francisco.
Após, um punt para cada time, com as defesas engolindo os ataques que não passaram de 4 jogadas e tiveram que devolver a bola para o adversário. Depois de receber a bola novamente, em 3 jogadas, os 49ers conseguiram chegar em posição de field goal: Brock Purdy utilizando passes curtos com Deebo Samuel e McCaffrey, além de Elijah Mitchell em excelente corrida de 7 jardas.
Primeiro Touchdown
Elijah se envolveu em uma discussão com Sneed, que deu um tapa no capacete do running back. Com a a agressão, os 49ers ganhara, 15 jardas por conta da falta de força desnecessária. Brock tocou para Jennings que achou McCaffrey livre na red zone, levando ao primeiro Touchdown do jogo. 10 a 0 para San Francisco.
Novamente com a bola em mãos e ainda mais pressionados, os Chiefs tinham que pontuar para não permitirem que os Niners ficassem tão distantes no placar. Após 13 jogadas e quase 5 minutos de posse, Butcker, kicker dos Chiefs, amenizou o placar com um field goal de 28 jardas. 10 a 3 no placar.
Na volta do intervalo, as equipes voltaram a ter problemas na produção ofensiva, tendo muita dificuldade contras as defesas adversárias. Logo na terceira jogada do terceiro período, Patrick Mahomes lançou em direção à Travis Kelce que conseguiu de desvencilhar da marcação, porém, o passe saiu mais forte do que deveria e a bola foi interceptada por Ji’Ayir Brown.
Nas 3 posses seguintes, ambas as equipes fizeram somente 3 jogadas e tiveram que devolver a bola ao adversário. Somente na quinta posse da terceira parcial, houve alteração no placar.
Com 9 jogadas e 4 minutos de posse, Mahomes levou o time até linha de 57 jardas, em uma 4° decida, o que não é considerado uma área propícia para chute. Normalmente, grande parte dos times devolveria bola, mas com Harrison Butker na equipe, o técnico Andy Reid resolveu arriscae. A carta de Reid foi certeira e Butker marcou o field goal mais longo da história de um super bowl, passando Jake Moody dos 49ers que tinha quebrado o recorde anterior, no segundo período da partida. 10 a 6 para os 49ers no placar.
Faltando menos de 3 minutos para o final do terceiro período, Townsend, punter dos Chiefs, devolver a bola o 49ers, porém, a bola resvalou na defesa de San Francisco e ficou viva no campo, considerando um fumble da defesa. Jaylen Watson, Quaterback dos Chiefs, recuperou a bola na linha de 16 jardas do campo de ataque.
Chiefs recebe fôlego
Com a bola recuperada, os Chiefs precisaram de somente 1 jogada para virar a partida. Mahomes passou em profundidade à direita para Scantling e marcou touchwdown, bonificado com o extra point de Butker. 13 a 10, Chiefs na frente.
O quarto período do jogo caracterizou-se como eletrizante. Logo de cara, os Niners fizeram uma longa campanha de 6 minutos e 12 jogadas, que os levou ao touchdown de Jennings, após passe de 10 jardas de Brock Purdy. Porém, o extra point de Moody foi providencialmente bloqueado por Chenal, jogador dos Chiefs. 16 a 13 para os 49ers.
Os Chiefs não deixaram barato e na jogada seguinte, com 5:30 minutos de jogadas 12 ações com a bola, chegaram ao empate com mais um field goal de Harrison Butker, dessa vez de 24 jardas. 16 a 16 no placar.
Mais um para a conta
Mais um 1 field goal para os 49ers com Moody, dessa vez de 53 jardas. Com apenas 1:53 no relógio, os Chiefs conseguiram percorrer 63 jardas e 11 ações para Butker, faltando 3 segundos para acabar o jogo e decretar a vitória para o time de San Francisco, acertar um filed goal para os Chiefs de 29 jardas, que levou o jogo a prorrogação.
Com 19 a 19 no placar, os 49ers foram os primeiros a receber a bola e uma campanha de incríveis 7:38 e 13 jogadas, conseguiu chegar à um field goal. 22 a 19 para os 49ers. Com o resultado, os Chiefs eram obrigados a empatar com um field goal ou virar, na próxima campanha, caso contrário, vitória de San Francisco.
Jogada de mestre: Chiefs campeão
Faltando 7:22 para acabar a prorrogação, os Chiefs fizeram 13 jogadas e gastaram 7:19 do relógio, faltando 3 segundos para o sonho de conquistar o título ir para água abaixo, Mahomes dá um passe curto à direita para Hardman, na linha de 3 jardas, que avança e marcar o touchdown da vitória. Fim de jogo, 25 a 22 e vitória dos Chiefs.
Patrick Mahomes com 333 jardas, 2 touchdowns e 1 interceptação, além 34 de 46 passes completados e 9 corridas de 66 jardas totais, foi considerado o MVP do Super Bowl. O terceiro de Mahomes (2020, 2023 e 2024), empatando com Joe Montana (ex-quarterback dos 49ers dos anos 80) em segundo lugar na lista de jogadores com mais MVP’s de Super Bowl, somente atrás de Tom Brady com 5.
Outro feito interessante, foi o back-to-back (2 títulos em sequência) dos Chiefs, algo que não acontecia desde os Patriots de 2003-2004 e 2004-2005, de Tom Brady e do treinador Bill Belichick.