Os 7 representantes brasileiros estrearam nesta semana na Copa Libertadores e apenas o Atlético Mineiro saiu com os 3 pontos. O time disputou contra o Caracas, nesta quinta-feira (4.abr.2024) e saiu vitorioso pelo placar de 4 x 1. Agora, o time espera a partida contra Rosario no dia 10 deste mês.
Com muitos jogos fora de casa e equipes poupando seus titulares visando as finais dos estaduais, os times do Brasileirão encontraram dificuldades para superar seus primeiros desafios na competição continental e terão que trabalhar duro na sequência do torneio para manter a hegemonia do país sobre a América do Sul.
Galo vencedor
Os alvinegros abriram o placar aos 12 minutos com Bruno Fuchs, que recém havia marcado o primeiro gol de sua carreira no clássico do último sábado contra o Cruzeiro, e ampliaram ainda no primeiro tempo com Guilherme Arana e Paulinho. Os venezuelanos chegaram a descontar no começo da segunda etapa com Danny Pérez, mas Paulinho fez o seu segundo e fechou o placar para os mineiros.
Empates por 1×1
A dupla Fla-Flu teve estreias bastante parecidas contra tradicionais rivais no norte do continente. No Peru, o atual campeão Fluminense tropeçou no Alianza Lima, mas pode comemorar a conquista de ao menos um ponto graças ao empate de Marquinhos, que igualou o placar após o gol de X.
O Flamengo, enquanto isso, foi a Bogotá enfrentar os Millonarios e viveu situação inversa. Após abrir o placar em gol de pênalti de Pedro, o rubro-negro não conseguiu se aproveitar da superioridade numérica em campo e cedeu o empate aos colombianos no final, com gol de Daniel Ruiz aos 35 minutos do segundo tempo.
Ao contrário dos cariocas, o Palmeiras utilizou uma equipe quase inteiramente reserva visando a final do Paulistão no final de semana contra o Santos. Depois de sair atrás com gol do zagueiro Romaña no primeiro tempo, os atuais campeões brasileiros alcançaram o empate na etapa final em um belo gol de falta do uruguaio Joaquín Piquerez.
Derrotas duras
Na temida altitude do estádio Hernando Siles, em La Paz, e sem seus titulares por decisão do treinador Renato Gaúcho, o Grêmio sofreu na abertura do Grupo C e saiu derrotado pelo The Strongest por 2×0. Luciano Ursino abriu o placar para os bolivianos ainda aos 16 minutos de jogo, e na segunda etapa o atacante Enrique Triverio fechou as contas.
O São Paulo também sofreu em sua primeira partida, com derrota por 2×1 para o Talleres-ARG em Córdoba. Os tricolores tiveram problemas com lesões e perderam ainda no primeiro tempo Rafinha, Lucas Moura e Wellington Rato. Os argentinos se aproveitaram e abriram 2×0 com gols de Ramiro Ruiz e Ruben Botta, fazendo com que o gol de Luciano aos 22 da etapa final não fosse suficiente para o empate.
A grande decepção da semana foi o Botafogo. Único brasileiro a jogar em solo nacional na semana, os alvinegros demoraram para se ligar no começo do jogo e viram o Junior de Barranquilla abrir 3×0 ainda antes da marca de 30 minutos com gols de Carlos Bacca (2x) e Gabriel Fuentes. Hugo descontou para os cariocas ainda no primeiro tempo, mas os colombianos mostraram certa tranquilidade para segurar a vantagem de dois gols até o final.
Próximos Jogos:
9/4 – Grêmio x Huachipato-CHI (Porto Alegre)
9/4 – Fluminense x Colo-Colo-CHI (Rio de Janeiro)
10/4 – Atlético Mineiro x Rosario Central-ARG (Belo Horizonte)
10/4 – Flamengo x Palestino-CHI (Rio de Janeiro)
10/4 – São Paulo x Cobresal-CHI (São Paulo)
11/4 – LDU Quito-EQU x Botafogo (Quito)
11/4 – Palmeiras x Liverpool-URU (São Paulo)