Os jovens atletas do Urso Branco Flag, time de flag football do Centro de Ensino Médio de Brasília, estão prestes a participar do Campeonato Brasileiro. Esta será a primeira vez que uma equipe de escola pública da região estará no maior torneio da modalidade do Brasil. O projeto, criado pela Federação de Futebol Americano FA Além do Campo, já está preparado com hotel e transporte para a viagem a Goiânia, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de junho.
A Copa do Brasil de Flag Football 2024 será a maior edição do torneio, com 80 equipes no torneio masculino. Em ambas as categorias, haverá representantes das cinco regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O treinador do Urso Branco, Alex Luiz, compartilha, ao Nação, um sonho: ver seus atletas representarem o Brasil nas Olimpíadas de 2028. “Eu quero ver esses jovens na seleção, jogando nas Olimpíadas. Ver esses meninos crescerem no esporte me traz propósito”, afirma o coach.
O caminho até o campeonato não tem sido fácil. Os jogadores enfrentaram desafios significativos, incluindo a falta de recursos básicos como chuteiras. “É um projeto social. Tem atletas que não têm nem chuteira. Eles ganharam jogos jogando na grama de tênis”, explica o treinador. Em amistosos contra times adultos como Tigres de Anápolis e Leões, os jovens do Urso Branco aprenderam a competir e a acreditar em seu potencial, mesmo com menos de um ano de experiência no futebol americano.
Formação além do esporte
Para o treinador, o impacto do Urso Branco vai além das vitórias em campo. “O Urso Branco virou uma família. Esses meninos têm dificuldades, e ajudar eles nos problemas que me trazem me faz treinar mais do que atletas melhores, mas cidadãos melhores”. Ele destaca que a experiência de competir em um nível elevado é crucial para o desenvolvimento dos jogadores, tanto dentro quanto fora do campo.
A participação no Campeonato Brasileiro é vista como uma oportunidade inestimável para os jovens jogadores. “Minha ideia é que eles ganhem experiência e tenham bons jogos nesse regional. Eles enfrentam jogadores com mais de três anos de experiência em FA, e só de enxergarem a possibilidade de vencer em algum momento já mostra que é um time diferente”, ressalta Alex.
REGIONAL CENTRO-OESTE
📆 8 e 9 de junho
📍 Goiânia – GO
🏆 2 vagas para a Super Final
CONFERÊNCIA MODÃO
- Sorriso Hornets
- Gama Leões de Judá
- Goianos B
- Rebeldes do Cerrado
- CEM Urso Branco Flag
CONFERÊNCIA PEQUI
- CG Predadores
- Anápolis Tigers
- Dourados Hunters
- Goianos A
- Masters of Flag