Apresentado pelo São Paulo em agosto de 2023, James Rodriguez anunciou nesta quarta-feira (21.fev.2024), a sua volta ao clube e fica à disposição do técnico Thiago Carpini. Os motivos de estar longe de sua família e pelas poucas oportunidades que estava recebendo desde a chegada do atual treinador, fez com que saísse do time paulista. Já a explicação de sua volta foi: a falta de mercado do jogador na última janela de transferências e conversa importante com Rafinha.
Após conversa com o lateral Rafinha, no programa Jogo aberto, o jogador Colombiano decidiu por se desculpar com toda a comissão técnica, diretoria e elenco da equipe. Fontes ligadas ao clube revelam que sempre houve um clima agradável entre o jogador e o clube como um todo, tanto que a rescisão seguia de maneira amigável.
Dentro do vestiário, James mantinha bom clima com os companheiros, tendo como único desgaste e um dos principais tópicos do pedido de desculpas ao elenco, foi a recusa por parte do jogador de viajar com a equipe para a final da Supercopa do Rei (04.fev.2024), na qual o mesmo não foi relacionado, por estar machucado. Entretanto, outros jogadores que também estavam de fora da disputa, como Rodrigo Nestor e Igor Vinícius foram com a delegação.
“Claro que o que não ficou bom foi quando ele não foi pra Belo Horizonte, a gente ficou um pouco sentido, mas ele pediu desculpas, isso é importante”, contou o atual coordenador técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, em entrevista ao canal “Arnaldo e Tironi” no Youtube.
Pela equipe Paulista, o meia jogou em 14 partidas, registrando 1 gol e 3 assistências.