Nesta terça-feira (20.fev.2024), o Flamengo recebeu o Boavista no Maracanã e goleou por 4 a 0, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Carioca. Com a vitória, o Flamengo reassumiu a ponta do campeonato carioca, com 21 pontos. Já o Boavista se distancia do G4 do campeonato carioca, com 12 pontos, 4 à menos que o 4° colocado, Vasco, com 16 pontos. Os gols do Flamengo foram marcados por Luiz Araújo (9’1T) , Pedro (13’1T) e De Arrascaeta, duas vezes (25’2T e 41’2T).
Em entrevista pós-jogo, o Presidente Rodolfo Landim falou da goleada sobre o Boavista, bem como elogio o forte sistema ofensivo do Flamengo: “Além da goleada, foi uma exibição fantástica. A quantidade de oportunidades de gol que a gente gerou, na primeira etapa já, que por justiça poderia ser, na minha maneira de ver, um placar ainda mais dilatado do que foi.” – disse o Presidente em entrevista para a FlaTV.
Domínio Rubro-Negro na primeira etapa
Desde o apito inicial, o Flamengo já pressionava o Boavista. Aos 9’1T , a equipe rubro-negra abriu o placar com Luiz Araújo em um belo chute da entrada da grande área, no canto do goleiro André Luiz.
Empurrados pela torcida e pela visível apatia da equipe do Boavista, após o primeiro gol, o Flamengo seguiu com a pressão e ampliou o placar com o centroavante Pedro. O camisa 9 recebeu o cruzamento na medida de Everton Cebolinha e cabeceou sozinho para o gol, aos 12’1T.
Aos 14’1T, Varela e Matheus Alessandro se chocaram e o jogador do Boavista teve que receber atendimento médico. O atacante da equipe de Saquarema fará exames para confirmar se houve lesão no ligamento do joelho.
Pedro ainda perdeu 2 grandes oportunidades no primeiro tempo, enquanto Luiz Araújo acertou um chute na trave. A equipe rubro negra terminou a primeira etapa sem sofrer sustos por parte do ataque do Boavista. Foram 17 finalizações, 6 chances claras e mais de 60% posse de bola.
Boavista propõe mudanças, mas Flamengo seguiu na pressão
O técnico Filipe Cândido voltou do intervalo com 3 alterações na equipe titular, porém, o Flamengo seguiu consistente e com marcação alta, além de grande volume de produção ofensiva.
Aos 14’2T, Everton Cebolinha, em jogada individual, invadiu a área e chutou para o gol. A desviou na mão do defensor, Sheldon e no primeiro momento, o árbitor Alex Gomes Stefano, não marcou. Na sequência do lance, o VAR chamou o árbitro, que conferiu o lance e deu o pênalti em favor do Flamengo. Na cobrança, Pedro bateu e parou em André Luiz.
Mesmo com o pênalti perdido, o Flamengo não se abateu e não deixava o Boavista se animar na partida, até que aos 25’2T, Arrascaeta fez uma pintura. O uruguaio tentou cruzar, a bola bateu na defesa do Boavista e o camisa 14 deu um “chute marcial”, ampliando a vantagem Rubro Negra.
Com o resultado a favor da equipe Flamenguista, o técnico Tite, promoveu algumas mudanças, assim como a estreia do lateral Mathias Viña. Gabigol entrou no lugar de Pedro, que saiu sob vaias da torcida por ter perdido o pênalti. Aos 35’2T, Arrascaeta cruzou para Gabigol e o atacante de primeira chutou no travessão. Porém, o bandeirinha já havia marcado o impedimento.
Aos 41’2T, em jogada da dupla Uruguaia de meio de campo do Flamengo, De La Cruz, tocou na medida para Arrascaeta, que chutou no canto do goleiro do Boavista, sem chance de defesa, fechando a goleada Rubro-Negra em 4 a 0.