O Flamengo foi à Brasília em busca da liderança do NBB e derrotou os donos da casa por 86-74 neste sábado (17.fev.2023), superando um início devagar para conquistar o resultado frente a um grande número de torcedores flamenguistas na capital federal. Os destaques da partida foram os alas Gui Deodato, com 19 pontos, e Gabriel Jaú, com 17 pontos, que combinaram para 36 dos pontos cariocas.
Um dos grandes nomes do Flamengo, o ala-armador Didi Louzada acabou saindo durante o jogo por um problema físico, mas esclareceu que foi apenas uma preocupação da comissão técnica visando os jogos que a equipe tem pela frente. O camisa 7 flamenguista também destacou a importância da torcida rubro-negra aparecer em peso no Nilson Nelson para o duelo.
Sobre a sua ausência no segundo tempo, o atleta afirmou que não devem ter preocupação. “Foi mais por precaução mesmo, até porque tem jogo da seleção, tem a Champions League agora com as quartas de final, então foi mais por precaução que eles me deixaram de fora mas foi só uma fadiga muscular, nada muito sério. A gente sabe o quão grande é o Flamengo, tem torcedor no Brasil inteiro e no mundo todo também. Fico feliz de ter visto essa torcida grande do Flamengo vir prestigiar a gente aqui hoje.” – disse Didi, em entrevista ao Nação do Esporte.
Empate inesperado
Poucos esperavam um confronto tão equilibrado no duelo entre o vice-líder e o vice-lanterna, mas foi o que se viu no Nilson Nelson. Os brasilienses largaram na frente no primeiro quarto, vencendo por 28×20, mas uma vitória de 19×11 no segundo período, graças a uma cesta de Gui Deodato no segundo final, fez com que as equipes voltassem aos vestiários igualadas.
A dupla norte-americana voltou a ser decisiva para os donos da casa, com Thomas Cooper anotando 10 pontos e Christian Alaekwe contribuindo com 13 na primeira etapa. No lado rubro-negro o grande destaque foi o ala Gui Deodato, único atleta flamenguista a atingir dígitos duplos de pontos no primeiro tempo, com 11 marcados.
Flamengo dispara para a vitória
A volta do intervalo viu um Flamengo ao seu natural ao longo do campeonato, marcando sua maior marca de pontos em um quarto na noite até então, com 23. O Brasília, por outro lado, viu o ritmo diminuir, e com apenas 14 pontos anotados, viu o adversário abrir vantagem de 9 pontos para a chegada do período final da partida.
Quando parecia que o roteiro da temporada ia se repetir em Brasília, com a equipe de Dedé Barbosa apagando no segundo tempo para sair derrotada por uma grande margem, os donos da casa conseguiram reagir e manter o placar em alcance durante o último quarto, mas nunca o suficiente para conseguir a virada e a quinta vitória da temporada.
Próximos Confrontos
O Brasília volta às quadras somente no dia 1o de Março, quando enfrenta o Cerrado, novamente no Nilson Nelson, pelo clássico da capital em confronto direto na parte de baixo da tabela. O rubro-negro carioca, enquanto isso, volta ao Rio para seus próximos confrontos em sequencia de tres jogos em casa, que comeca com partida contra o Mogi das Cruzes, atual lanterna do NBB, no dia 29 de fevereiro.
Homenagem ao ídolo
No intervalo do jogo, o ginásio Nilson Nelson se juntou para homenagear Arthur, ídolo da equipe brasiliense, que se aposentou antes do início da atual temporada após 13 anos representando a cidade em seus períodos mais vitoriosos, conquistando 10 títulos. O ex-ala teve sua camisa de número 4 pendurada no teto da arena onde ficará aposentada. Também foi mostrado um vídeo em homenagem a carreira do jogador, que assistiu tudo de dentro da quadra acompanhado de sua família.