O Flamengo perdeu neste sábado (1.jun) contra o Franca pelo placar de 69 x 56, em partida válida pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O time rubro-negro, que foi derrotado em cada no Maracanazinho, ainda terá mais 4 jogos para buscar o revés.
Agora, as equipes se preparam para os próximos dois jogos da série, que ocorrerão no ginásio Pedrocão, em Franca. O jogo 2 está marcado para o dia 6 de junho, às 19h, e o jogo 3 para o dia 8 de junho, às 17h10. O Sesi Franca tem a oportunidade de fechar a série com uma varrida diante de sua torcida. Caso o Flamengo vença pelo menos uma das duas partidas, reassumirá o mando de quadra por ter feito a melhor campanha na temporada regular.
– Tem um gosto especial sim, como acabou de falar, é a minha última final de NBB e eu vou aproveitar a cada segundo, já tô fazendo isso durante toda a temporada porque eu sabia que iria me aposentar no final. Então, eu curti todos os momentos e agora nessa final, que será bem especial realmente, porque vai ser a minha última da carreira como jogador de basquete. Aproveitar ao máximo, desfrutar ao máximo, colocar toda a minha energia ali dentro, para tentar ajudar o Flamengo a conquistar mais um título de NBB – disse, Olivinha, sobre disputar sua última final de NBB.
O primeiro quarto foi de baixo aproveitamento, com Flamengo e Franca atingindo apenas 35% e 30% de seus arremessos, respectivamente. A intensidade defensiva de ambas as equipes resultou em vários erros nas transições de ataque.
No segundo período, o cenário mudou drasticamente em favor do Franca. A equipe paulista manteve uma defesa sólida, limitando o Flamengo a apenas 9 pontos no quarto. Além disso, Franca melhorou significativamente seu aproveitamento nos arremessos, tanto no garrafão quanto no perímetro, estabelecendo uma vantagem que se manteve ao longo da partida. Essa melhora garantiu uma vitória tranquila para os atuais bicampeões do NBB.
Lucas Dias foi o cestinha da partida e principal destaque do Franca, marcando 16 pontos e conquistando 9 rebotes. Porém, não estava em ascenção no jogo todo. Somando todos os 3 primeiros quartos, o atleta fez 8 pontos. Santiago Scala também teve uma atuação importante, contribuindo com 12 pontos, 4 rebotes e 5 assistências. Pelo Flamengo, Gabriel Jaú, candidato a MVP da temporada, se destacou com 15 pontos e 6 rebotes, enquanto Scott Machado, que começou no banco, adicionou 11 pontos e 8 assistências.
A derrota marcou a primeira vez que o Flamengo perdeu nos playoffs da temporada 23/24 do NBB, após varrer Botafogo, Fortaleza BC e Bauru nas séries anteriores. Este foi o terceiro encontro entre Flamengo e Franca na temporada, com os dois anteriores vencidos pelos cariocas na temporada regular.
Estatísticas da Partida:
Flamengo:
- Gabriel Jaú: 15 pontos, 6 rebotes
- Scott Machado: 11 pontos, 8 assistências
- Gui: 8 pontos, 4 rebotes
- Balbi: 9 pontos, 4 assistências
- Didi: 5 pontos, 4 rebotes
Franca:
- Lucas Dias: 16 pontos, 9 rebotes
- Santiago Scala: 12 pontos, 4 rebotes, 5 assistências
- David Jackson: 13 pontos, 2 rebotes, 4 assistências
- Jhonatan: 8 pontos, 7 rebotes
- Márcio: 9 pontos, 8 rebotes