Neste sábado (02.mar.2024), o Grande Prêmio de Bahrein, também conhecido mundialmente como Gulf Air Bahrain Grand Prix, deu a largada oficial do começo da nova temporada de Fórmula 1.
O circuito se localiza na zona desértica de Sakhir, próximo da capital Manama, em Bahrein.
A edição acolhe anualmente a Fórmula 1, desde 2004. Este ano, a temporada gera grandes expectativas para os telespectadores do automobilismo.
A pista é composta por um comprimento de 5,4 quilômetros, com 57 voltas, tendo uma parte como sucessíveis para a ocorrência de ultrapassagens, vistas durante a corrida, principalmente na desafiante curva 20, em que é extremamente fechada. Já na numeração 12, a rapidez causa para os pilotos a sensação de seus carros estarem voando.
MAIS UMA NA CONTA DO VERSTAPPEN
O holandês Max Verstappen abriu mais uma temporada com chave de ouro, assim como fechou a anterior da mesma maneira. Com grandes segundos de distância (22+) em relação aos oponentes, e também com a curva mais rápida (1:32.608), o tricampeão cravou a sua vitória no Grande Prêmio de Bahrein com tranquilidade, em uma corrida solitária e dominante. Questionado sobre a facilidade em conquistar a vitória, Max comenta sobre sua adaptação com o carro da Red Bull Racing, em uma entrevista pós-corrida para a BandSports. “É, realmente incrível. Eu acho que, hoje foi melhor do que esperava, o carro estava muito bom, com um ritmo ótimo, em todos os compostos de pneus. Foi muito prazeroso pilotar o carro hoje, estivemos livres de problemas, foi um excelente início de temporada. Eu e o carro somos uma unidade.”, ditou o holandês.
DISPUTA ENTRE FERRARI X MERCEDES
Com posição anterior ao mercedista George Russell, Charles Leclerc perseguiu, conseguindo diminuir o tempo para menos de 1 segundo. Com a abertura da DRS, tecnologia cuja finalidade se centra na redução do efeito do arrasto aerodinâmico, realizada por Leclerc, Russell freia tarde na curva, travando os dois pneus, não conseguindo realizar com facilidade, até que saiu para fora da pista para então, finalizar a curva. Nesse momento, o monegasco da Ferrari assume a posição.
CARLOS SAINZ: PILOTO DO DIA
O espanhol Carlos Sainz mostrou todo o seu protagonismo nas pistas. Cravando várias ultrapassagens, principalmente contra o seu colega de equipe, Charles Leclerc, o piloto foi escolhido como o destaque do dia. Após confirmação de sua saída da equipe ferrarista em 2025, Sainz aparenta ter começado a temporada com força e garra. Para a entrevista da BandSports, Carlos fala sobre sua determinação na estreia da Fórmula 1. “O carro tava muito bom hoje, a largada não foi muito boa mas daí pra frente manti um ritmo excelente. Ultrapassei os 6 quilômetros para estar no pódio e consegui chegar próximo à Red Bull no final, que foi uma surpresa, ainda não suficiente, mas com um começo de temporada melhor que a do ano passado.”, comentou o ferrarista.
RED BULL EQUIPE DESTAQUE
Não há dúvidas de que a equipe da Red Bull Racing está produzindo mais um excelente trabalho. Com seus dois titulares no pódio, tendo o holandês Max Verstappen como vencedor da corrida (1°) e o mexicano Sergio Pérez como segundo colocado (2°), o time austríaco segue progredindo na Fórmula 1 através de muito trabalho em coletivo e estratégias.
COLOCAÇÃO GERAL E PONTUAÇÃO APÓS GP BAHREIN 2024
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS
M. Verstappen: 26 pontos
S. Perez: 18 pontos
C. Sainz: 15 pontos
C. Leclerc: 12 pontos
G. Russell: 10 pontos
L. Norris: 8 pontos
L. Hamilton: 6 pontos
O. Piastri: 4 pontos
F. Alonso: 2 pontos
L. Stroll: 1 pontos
CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES
Red Bull: 44 pontos
Ferrari: 27 pontos
Mercedes: 15 pontos
McLaren: 12 pontos
Aston Martin: 3 pontos
Sauber: 0 pontos
Haas: 0 pontos
Racing Bulls: 0 pontos
Williams: 0 pontos
Alphine: 0 pontos