*Autor do texto: Henrique Sucena
O Grêmio anunciou nesta quinta-feira (08.fev.2024) seu novo reforço para o ataque. Trata-se de Diego Costa, atacante hispano-brasileiro, que chega sem custos a equipe após não ter renovado seu vínculo com o Botafogo para a atual temporada.
O jogador de 35 anos fechou um contrato de um ano com o time de Porto Alegre e chega para ser o tão procurado substituto do uruguaio Luis Suárez, que deixou o Tricolor Gaúcho no final de 2023 rumo ao Inter Miami.
Enfim um 9
Exatamente dois meses depois de Suárez se despedir da equipe, o Grêmio finalmente achou o substituto para sua antiga estrela. A demora não foi por falta de tentativas, com a diretoria gaúcha tentando diversos centroavantes, porém sem sucesso. O nome do mexicano Rogelio Funes Mori foi o mais especulado, mas o atacante acabou decidindo seguir no futebol local e acertou com o Pumas (MEX).
Vários nomes foram especulados para chegar ao Grêmio, incluindo jogadores que foram parar no Internacional, seu grande rival, como Lucas Alario e Rafael Santos Borré. Além disso, promessas como o jovem Rodrigo Muniz, nomes mais experientes como Leandro Damião e até atletas de fora da América do Sul como Vincent Aboubakar, Michail Antonio e Antoine Griezmann entraram na rota da equipe azul.
Antes de Diego, o Grêmio chegou a anunciar outros reforços para 2024, como o goleiro Marchesín, o volante Dodi e o meia-atacante Yefferson Soteldo. Mesmo com a chegada do venezuelano na faixa de ataque, a pressão da torcida e o número baixo de gols na atual edição do Gauchão (fora a vitória por 4×1 sobre o São José) evidenciava a carência do elenco por alguém que conheça melhor o caminho das redes.
Para matar a saudade do uruguaio, os tricolores esperam que Diego Costa relembre os tempos de Atlético de Madri em sua passagem por Porto Alegre.
Aumento na concorrência
Diego Costa, que possui duas Copas do Mundo disputadas pela seleção espanhola em seu currículo, chega para trazer experiência ao ataque gremista e aumentar o poderio ofensivo do time comandado pelo técnico Renato Gaúcho, visto que as opções do elenco atual não tem contribuído como o esperado.
Contratado em agosto do ano passado junto ao Fenerbahçe, o centroavante ítalo-brasileiro João Pedro Galvão chegou para ser um substituto antecipado de Luisito, que já pensava em deixar o futebol brasileiro ou até mesmo se aposentar, mas, até o momento, JP Galvão não conseguiu repetir o desempenho dos tempos de Cagliari (ITA), que o levou a ser convocado para a seleção italiana.
A outra opção, que vem ganhando o gosto da torcida após atuações ruins de Galvão, é o do jovem André Henrique, de 22 anos, que estava emprestado aos gaúchos no ano passado e foi comprado recentemente junto ao Hercílio Luz (SC) por cerca de R$ 6 milhões.
Com 2 gols até aqui no ano, André vem de atuação destacada na vitória da última terça-feira (06.fev) sobre o Novo Hamburgo e promete brigar pela vaga, caso Diego Costa não renda o bastante.