O Cerrado Basquete estará presente na Copa do Mundo 3 x 3. Nesta segunda-feira (12/9), Daniel Von Haydin foi convocado pela Confederação Brasileira de Basquete para participar dos treinos no Rio de Janeiro. As atividades começam no próximo dia 30. O campeonato terá início em outubro. Ao Nação, o atleta de 23 anos diz estar ansioso para ser titular na competição internacional.
“Eu fiquei muito feliz com a convocação. Sou apaixonado pelo esporte desde novo. Eu sentia e sinto no meu coração a paixão pelo basquete. Todos nós estamos esperançosos, não sei como será, mas estou ansioso para ver”, comentou na conversa com a reportagem.
Há 12 anos, Daniel Von Haydin jogava basquete sem muitas pretensões nas ruas de Porto Ferreira (SP). Com cestas planejadas e truques ensinados pelos dois irmãos mais velhos, o atleta desenvolveu o brilho no olhar. A inspiração familiar e Stephen Curry fizeram com que o ala quisesse se destacar no esporte e visse o basquete como um objetivo de vida.
As ambições falaram alto e ele saiu de uma prática sem muito glamour para entrar em um novo feito na sua vida, na Seleção Brasileira de Basquete. “Eu tinha os meus apertos financeiros, mas para fazer os testes a minha família sempre me ajudou a viajar e me apoiou”, conta.
O talento do novo integrante da Seleção predominava nas quadras da escola Sesi do interior paulista. Dessa forma, a pesquisa por peneiras tornou-se cada vez mais constante. Em uma dessas tentativas, foi para o processo seletivo do Limeira, se esforçou e o técnico Rodolfo Thomaz foi o primeiro responsável em lançá-lo no mercado de trabalho. Nos dois anos na franquia, construiu seu diferencial. Ele se especializou com o treinador em arremessos de longe e vê essa fundamento como uma justificativa para a convocação. Daniel ainda mantém o recorde de bolas de três pontos convertidas (12) em uma única partida.
“A minha carreira inteira eu busquei espaço dentro das equipes. Sempre me senti como estivesse um passo atrás dos outros”. Ele ainda comenta que a trajetória no Palmeiras foi o maior desafio. O elenco era muito experiente e Daniel foi divulgado como “mais um para fechar o nosso banco”.
Hoje, ele atua no Cerrado Basquete. “Eu saí no meio da temporada no meu contrato com o Corinthians para jogar o campeonato na CBB (Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete Masculino) no Cerrado, que não ocorreu por conta da pandemia. Mas isso foi bom, pois a diretoria me deu um voto de confiança e me colocou na NBB. Sigo no clube para a minha terceira temporada”, afirma Daniel.
Confira os outros convocados:
Rafael Rachel de Souza Silva – Clube de Regatas do Flamengo/RJ
Ítalo dos Santos Pereira – Botafogo FR/Maricá RJ
Erike Silva De Moura Lima – Botafogo FR/Maricá/RJ
Salatiel Dal Bó Hlawatsch – Botafogo FR/Maricá/RJ
Matheus Jordan Santos dos Santos – Sodiê Salgados/Mesquita/Lsb Basquete/RJ