Neste fim de semana (16 a 18 de fev.2024) ocorreu o tradicional All Star Weekend da NBA. A 73° edição do evento aconteceu em Indiana. Foram 3 dias de desafios especiais, finalizando no domingo, com o All Star Game.
Dentre as atrações tivemos o Jogo das Celebridades, Rising Stars, Torneio de enterradas, torneio de 3 pontos, torneio de habilidades, Sabrina vs Curry e o tão esperado jogo das estrelas. Confira o que rolou:
Astro da NFL domina jogo das Celebridades e Rising Stars tem MVP do time da casa
Na sexta-feira (16.fev), primeiro dia do All- Star Weekend, foi a vez do torneio do Rising Stars e o Jogo das celebridades.
No jogo das Celebridades, o time de Shannon Sharpe venceu o time de Stephen A Smith, por 100 a 91. O Linebacker do Dallas Cowboys, da NFL, foi eleito o MVP com 37 pontos e 16 rebotes na partida. No Rising Stars, 28 jovens estrelas da Liga, com 1 ou 2 anos na NBA, foram selecionados por 4 técnicos: Pau Gasol, Jalen Rose, Tamika Catchings e Detlet Schrempf. Os jogos tinha como objetivo quem chegasse primeiro aos 40 pontos.
Na semifinal, o time Rose venceu o time Tamika por 40 a 35, sendo que dos 40 pontos do time Rose, 18 feitos por Bennedict Mathurin, do Indiana Pacers. Já o time Detlef venceu o time da lenda Pau Gasol, por 41 a 36, com Mac McClung, jogador da G-League, sendo o cestinha com 12 pontos.
Na final, o objetivo era chegar aos 25 pontos primeiros e o time Jalen venceu com facilidade o time Detlef, por 26 a 13. Bennedict Mathurin foi eleito o MVP do Rising Stars, com 22 pontos, um terço dos pontos feitos pela equipe nos dois jogos.
Stephen Curry, Damian Lillard, Mac McClung e trio dos Pacers foram os grandes destaques do segundo dia
No sábado (17.fev), tivemos o Skills Challenge (Torneio de Habilidades), 3 Point Contest (Torneio de 3 pontos), Sabrina Vs Curry e o tradicional, Dunk Contest (Torneio de enterradas).
O torneio de habilidades que é disputado em trios, teve como campeões, o time da casa, o trio do Indiana Pacers, formado por Tyrese Halliburton, Myles Turner e Bennedict Mathurin. O trio dos vencedor ganhou do trio de All Stars, formado por Trae Young, Scottie Barnes e Tyrese Maxey, e o trio dos Top Picks, formado por Paolo Banchero, Anthony Edwards e Victor Wembanyama.
No torneio de 3 pontos, Damian Lillard conquistou seu bicampeonato consecutivo, após com 26 pontos feitos na fase final. Malik Beasley (Bucks), Jalen Brunson (Knicks), Tyrese Haliburton (Pacers), Lauri Markkanen (Jazz), Donovan Mitchell (Cavaliers), Karl-Anthony Towns (Timberwolves) e Trae Young (Hawks) concorreram com o armador dos Bucks.
Na sequência, Sabrina Ionescu, jogadora do New York Liberty da WNBA, que detém o recorde do torneio de 3 pontos com 37 pontos, enfrentou Stephen Curry em uma disputa de bolas de 3.
Sabrina, detém o recorde de acordo com a parametrização da WNBA, onde a bola é um pouco menor e distância um pouco mais curta do que a NBA, porém, para a disputa foi utilizado os padrões de distância da NBA e Sabrina pôde utilizar a bola da WNBA.
A jogadora do Liberty fez 26 pontos (mesmo número de pontos de Damian Lillard que foi campeão do torneio de 3 pontos), enquanto Stephen Curry anotou incríveis 29 pontos e ganhou a disputa.
No encerramento da segunda noite do All Star Weekend, o torneio de enterradas teve Mac McClung como campeão pelo seu segundo ano consecutivo. McClung que joga a G-League e tem somente 4 jogos pela NBA, teve a melhor performance do torneio, por muito e na final contra o All Star, Jaylen Brown, enterrou sobre a lenda Shaquille O’Neal.
Com show de Damian Lillard, Leste amassa o Oeste em um verdadeiro festival de bolas de 3 pontos e recordes batidos
No domingo (18.fev), rolou a principal disputa do final de semana, o Jogo das Estrelas. O time dos jogadores da conferência Leste, liderados por Damian Lillard e Tyrese Halliburton, venceram o Oeste por incríveis 211 a 186.
Este foi o primeiro All Star Game da história em que um time passou dos 200 pontos. Além disso, os 397 pontos combinados das duas equipes bateram o recorde anterior de mais pontuação combinada em um jogo das estrelas, que antes era de 374 pontos em 2017.
Outro recorde batido foi o de mais bolas de 3 acertadas por uma equipe, com 42 bolas de 3 feitas pela equipe do Leste, que bateu o recorde passado de 35 da equipe do Oeste de 2019.
Damian Lillard, destaque do time do Leste, liderou a equipe à vitória com 39 pontos, sendo 11 bolas de 3 e foi eleito o MVP do torneio. O armador dos Bucks que havia vencido o torneio de bolas 3, se tornou ao lado de Michael Jordan, um dos únicos a conquistarem dois títulos individuais em uma edição de All-Star Weekend.
A equipe do Leste ainda teve como destaque o jogador da casa, Tyrese Halliburton (Pacers) com 32 pontos e Jaylen Brown (Celtics) com 36 pontos. Pelo lado do Oeste, Karl Anthony Towns (Timberwolves), o cestinha da partida com 50 pontos, e Shai Gilgeous-Alexander (Thunder), com 31 pontos, foram os destaques da equipe.