Alguns clubes da elite do futebol brasileiro se reuniram nesta sexta-feira (17.fev.2024) para produzir um requerimento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O principal objetivo foi pedir a paralização do Brasileirão nas datas em que serão disputados os jogos da Copa América (20.jun a 14.jul), já que algumas equipes seriam muito prejudicadas, uma vez que muitas equipes possuem jogadores com grande chance de ser convocados. Os clubes que participaram da confecção do requerimento foram: Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco.
Caso o requerimento dos clubes seja atendido, o calendário pode se tornar ainda mais confuso com a Copa do Brasil dando lugar para jogos do Brasileirão. A mudança implicaria na paralisação do Brasileirão por quase um mês, ou seja, as 4 rodadas envolvidas durante a Copa América ganhariam novas datas.
Além da mudança que será posta na data dos confrontos de quartas e oitavas de final da Copa do Brasil, a medida sendo aceita, os dirigentes dos clubes precisarão encontrar uma nova data para a final do torneio.
FLAMENGO DIZ SOBRE SITUAÇÃO
Após a vitória sobre o Bangu por 3 a 0 o gerente de futebol do Flamengo, Luís Carlos Azevedo, afirmou:
“Este tema (paralisação do Brasileirão durante a Copa América), está sendo tratado diretamente pelo presidente, pelo Bruno Spindel e pelo vice-presidente. Existe sim, uma conversa, do presidente, do VP e do Bruno, para que tenha uma atenção, para que os clubes tenham um prejuízo a menos. Está sendo tratado direto pela direção para que depois a gente tenha informações mais claras”, disse.