Os Boston Celtics estão na final da conferência leste da NBA pela terceira temporada consecutiva. A equipe de Massachusetts venceu os Cleveland Cavaliers por 113-98 nesta quarta-feira (16.mai.2024) no TD Garden, sua casa, e encerrou oficialmente o confronto com vitória por 4-1. O alviverde agora espera a definição de seu adversário vindo do duelo entre New York Knicks e Indiana Pacers, que tem vitória parcial nova-iorquina por 3-2.
A incrível temporada dos Boston Celtics segue a todo vapor. Maior campeão da história da liga com 17 anéis, os celtas não levantam o troféu Larry O’Brien desde 2008 e há alguns anos vem batendo na trave na busca pelo fim da seca. Com a melhor campanha da temporada regular e duas vitórias sólidas por 4-1 nos playoffs contra Heat e Cavaliers, os comandados de Joe Mazzulla se mostram determinados a conseguir o feito.
Às vezes apagado na pós-temporada até aqui, muito pelo forte elenco que faz com que sua estrela possa descansar mais, Jayson Tatum chamou a responsabilidade para matar a classificação e liderou o time com 25 pontos, 10 rebotes e 9 assistências, além de 4 roubos de bola. Seus companheiros também fizeram sua parte, com destaque para os 22 anotados por Al Horford, e Boston avança mais uma vez.
Lesões Pesaram
Já sem o favoritismo desde o início da série, a sorte não ajudou e Cleveland conviveu com problemas de lesão nas últimas semanas. No quinto e decisivo jogo, a equipe esteve sem 3 jogadores titulares em Caris LeVert, Jarrett Allen e Donovan Mitchell, grande estrela da franquia. Os Cavaleiros ainda lutaram até o final, com destaque para os 33 pontos de Evan Mobley, mas não foi o suficiente para manter o confronto vivo.
Próximos passos
Os Celtics agora apenas aguardam saber quem os separa da grande final. Knicks e Pacers se enfrentam nesta sexta-feira (17.mai.2024) e uma vitória para Nova Iorque já define os times que disputarão o título da Conferência Leste. Caso Indiana vença, o confronto vai para o jogo 7 e Boston ganha mais uns dias de descanso.
Do outro lado, a dor da eliminação vai pesando sobre os Cavs e o futuro começa a ficar nebuloso. Com uma sede por títulos em seu auge e supostos atritos com o treinador JB Bickerstaff, o astro Donovan Mitchell pode deixar Cleveland nesta offseason. Se especula que o “Spida” possa pedir uma troca e os grandes times da liga se apresentam como interessados nos talentos do craque.