A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta quinta-feira (18.abr.2024), o retorno de Aleksandar Petrovic para o comando da seleção masculina nas vésperas do pré-olímpico. O croata volta após passagem no comando do selecionado brasileiro entre 2017 e 2021. O técnico e ex-jogador de 65 anos substitui Gustavo de Conti, que deixou o cargo em comum acordo com a CBB nesta quarta.
A comissão técnica de Petrovic em seu retorno contará com as presenças dos ex-jogadores Tiago Splitter (Houston Rockets-EUA), Bruno Savignani (Real Bétis-ESP), Helinho (SESI Franca) e Demétrius (Paulistano) como auxiliares.
Sonho Olímpico
A mudança nas rédeas da equipe vem com menos de 3 meses para a disputa do Torneio Pré-Olímpico, entre os dias 2 e 7 de julho, onde a seleção vai à Riga buscar uma única vaga em competição que envolve Camarões, Montenegro, Filipinas, Geórgia e a própria Letônia, que sedia a disputa em sua capital.
O Brasil enfrenta camaroneses e montenegrinos em seu grupo, tendo que vencer em seguida duelos de semis e final no país báltico para manter vivo o sonho de ir à Paris para os Jogos Olímpicos menos de 11 mês depois da fase classificatória na Letônia.
Lenda para o futuro
A escolha pelos assistentes de Petrovic no comando pode ter significado maior para o futuro da seleção. Os jornalistas Gabriel Martins e Arthur Salazar informaram recentemente no Twitter que o plano da CBB seria preparar Tiago Splitter para ser o novo treinador da seleção após o Pré-Olímpico ou as próprias Olimpíadas, em caso de classificação.
Atualmente auxiliar do treinador Ime Udoka nos Houston Rockets, da NBA, Splitter tem bonita história representando o país na liga norte-americana e vem mostrando seus talentos de liderança não apenas na equipe do Texas, mas também no torneio Global Jam Toronto 2022, onde comandou a seleção brasileira sub 23 ao título mundial da categoria.