A Associação de Futebol Argentina (AFA) anunciou nesta terça-feira (13.fev.2024) que Buenos Aires foi eleita a sede da grande final da Libertadores da América de 2024, marcada para o dia 30.nov.2024.
“É oficial: Buenos Aires será a sede da final da Copa Libertadores 2024. Que alegria receber você em nosso país, Conmebol!” – escreveu a Federação Argentina em suas redes sociais.
A cidade foi escolhida como sede da decisão da principal competição entre clubes da América do Sul, como já era esperado, visto que era a única candidata. No entanto, o estádio que abrigará o jogo único ainda não foi anunciado. A decisão de divulgar apenas a cidade e não o estádio foi tomada pela Conmebol, permitindo mais flexibilidade na escolha do local de acordo com os times classificados.
Embora não haja uma confirmação oficial, há rumores de que a tendência é que a final seja disputada no estádio Monumental, do River Plate. O Monumental, recentemente passou por reformas e possui a capacidade máxima para 83 mil torcedores, sendo o maior estádio da América do Sul.
Buenos Aires possui outros estádios que também possuem a capacidade de receber a final, tudo dependerá dos times que que se classificarão para as fases finais da competição, onde então é feita a escolha do estádio, visto que a escolha é feita com base na provável capacidade do estádios e a demanda de ingressos de acordo com os times que poderão chegar a final.
A Argentina receberá pela primeira vez este novo formato de final única da Libertadores. Nas edições anteriores, as cidades que sediaram a decisão foram Lima (2019), Rio de Janeiro (2019, 2023), Montevidéu (2021) e Guayaquil (2022).