O Botafogo encerrou seu tour pela capital federal em grande estilo ao derrotar o Brasília neste domingo (11.mar.2024) por 108-106. O jogo eletrizante se deu no Nilson Nelson, que só foi decidido na prorrogação.
Isaac Thornton, com 32 pontos, foi o destaque botafoguense e decidiu a vitória. O Botafogo alcançou o mesmo número de vitórias das últimas equipes na zona de classificação.
Trocas de liderança entre Brasília Basquete e Botafogo
O primeiro tempo teve muitas trocas de liderança. O Botafogo liderou parcialmente o primeiro quarto com vantagem nos rebotes. Christian Alaekwe, do Brasília, marcou 16 pontos no primeiro tempo. Isaac Thornton converteu um arremesso longo no último segundo do segundo quarto para virar o jogo para os cariocas.
Assim, o tempo inicial foi de muitas trocas de liderança, sem nenhum time conseguir consolidar sua dominância. Com uma partida disputada, quem terminou a liderança parcial do primeiro quarto foi o Botafogo. O time carioca levou vantagem sobre os donos da casa nos rebotes por 9 a 5.
Além disso, as duas equipes se alternavam no comando do segundo quarto. Porém, quando parecia que o Brasília ia voltar para o vestiário em vantagem. 47-45 no placar, Isaac Thornton converteu um arremesso longo com 0.08s no relógio para virar o jogo para os cariocas.
Segundo Tempo: Brasília Basquete apaga
O terceiro quarto seguiu o roteiro do jogo, com diferença baixa no placar e viradas. O Botafogo aumentou sua vantagem por mais 3 pontos, vencendo o período por 21-18.
A equipe do RJ liderava por 69-65 ao fim do terceiro quarto, indo para o último período com vantagem.
Paulo Lourenço e Isaac Thornton travaram uma batalha acirrada no último período, cada um marcando 14 pontos. O quarto período foi o de maior pontuação do jogo até então, com vitória brasiliense por 31-27. Paulo Lourenço converteu um arremesso no estouro do cronômetro, levando o jogo à prorrogação.
Nos segundos finais
Dessa forma, com o tempo reduzido para apenas 5 minutos, o período extra foi de menos pontos, mas de muita briga entre os dois times em busca da vitória. Com 43 segundos para o final, Thomas Cooper acertou bola de 3 pontos para cortar a vantagem para apenas dois e um erro de Matheusinho do outro lado fez com que o Brasília pudesse vencer na última posse.
A equipe da casa foi ousada e, ao invés de ir para 2 e garantir mais uma prorrogação, Dalaqua achou espaço e tentou um arremesso para 3, que daria a vitória ao time, mas o chute não entrou e os cariocas voltaram para casa com o triunfo.
Próximos Jogos
Encerrada sua viagem pela capital nacional com 100% de aproveitamento, o Botafogo vai ao interior de São Paulo para mais dois jogos fora de casa. Primeiro o Glorioso enfrenta o Franca no Pedrocão no dia 19, depois vai à Panela de Pressão para desafiar o Bauru no dia 21.
Por outro lado, Brasília também vai ao interior paulista, mas com adversários diferentes pelo caminho. Dedé Barbosa e seus comandados enfrentam primeiro o Mogi das Cruzes no dia 20, para depois ir à São José para jogo contra a equipe da casa.
SAIBA COMO FOI CERRADO X BOTAFOGO