O Brasil venceu a Itália em Dubai por 6×4 neste domingo (25.fev.2024) e levantou a taça da Copa do Mundo FIFA de Futebol de Areia pela sexta vez em sua história, tendo vencido metade das edições realizadas do torneio até então. Autor de três gols e responsável pela expulsão do goleiro Leandro Casapieri, Rodrigo foi o grande destaque da final e se sagrou campeão mundial pela segunda vez.
O Brasil agora já começa a pensar na sétima conquista, virando o seus olhos para as ilhas Seychelles, no leste da África, onde será realizado o torneio em 2025 entre os dias 1 e 11 de Maio. Com pouco mais de um ano de preparação, o Brasil deve chegar ao arquipélago do Oceano Índico como o grande favorito ao título, mantendo a base da equipe hexacampeã em Dubai.
Chuva de gols
Mesmo saindo atrás no placar, com gol de Gianmarco Genovali, o Brasil voltou a mostrar sua força de vontade e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo com Rodrigo. Grande destaque da partida até então, o goleiro Leandro Casapieri, eleito melhor do mundo na posição, acabou sendo expulso após cometer falta em Rodrigo ao ser driblado pelo brasileiro, complicando a Azzurra para a sequência da decisão.
O herói da noite, Rodrigo seria o autor do gol da virada em chute de bicicleta, mas logo depois os europeus acharam o empate com Tommaso Fazzini, mas quando o jogo parecia que se tornaria complicado, o Brasil voltou a frente com Bruno Xavier e aumentou a diferença com contra de Genovali, chegando ao terceiro e último tempo com vantagem mais segura.
A etapa final começou de maneira frenética, com Brendo fazendo o quinto brasileiro mas logo em sequência Fazzini descontando para os europeus em cobrança de falta. Para colocar uma mão e meia na taça, foi a vez do herói aparecer de novo e Rodrigo balançou as redes italianos pela terceira vez na noite para fechar o hat-trick. A Azzurra ainda descontou mais uma vez com Genovali, mas com apenas três minutos restantes o Brasil segurou a bola e garantiu oficialmente o sexto troféu, adiando mais uma vez o sonho italiano de levantar seu primeiro.
Brasileiros homenageados
Após a final, dois brasileiros foram homenageados pela FIFA com premiações individuais celebrando suas performances no torneio. Destaque debaixo das traves e até no ataque canarinho, Tiago Bobô recebeu a luva de ouro como melhor da competição, enquanto Mauricinho recebeu a bola de prata da competição, ficando apenas atrás do italiano Josep Junior Gentilin na briga pelo título de melhor jogador da competição.
Autor de incríveis 11 gols em apenas 6 jogos, o bielorusso Ihar Bryshtel liderou seu time ao quarto lugar e ficou com a chuteira de ouro, prêmio dado ao artilheiro da competição, além de receber a bola de bronze como terceiro melhor jogador no torneio.
O caminho ao título
Fase de Grupos:
Brasil 5×3 Omã
Brasil 3×2 Portugal
Brasil 4×3 México
Quartas de Final:
Brasil 8×4 Japão
Semifinal:
Brasil 3×2 Irã
Final:
Brasil 6×4 Itália