O primeiro passo foi dado. Afinal, nesta quarta-feira (06.mar.2024) no estádio Nilton Santos, o Botafogo derrotou o Red Bull Bragantino por 2×1 pelo duelo de ida da 3ª fase da Libertadores. O duelo teve como destaque o atacante Júnior Santos, pois o jogador marcou os dois gols da vitória do time carioca. Com isso, ele assumiu o posto de maior artilheiro do Glorioso em disputas de Libertadores.
De acordo com Júnior em entrevista para ESPN, entrar para história do clube de General Severiano o encanta. “Ser o maior artilheiro da história do Botafogo na Libertadores para mim é um sonho. Batalhei muito, sonhei muito com um momento como esse e fico muito feliz. Vou seguir trabalhando para aumentar muito mais essas metas”.
A partida começou bem parelha, com as duas equipes criando boas oportunidades para abrir o placar. No fim do primeiro tempo, aos 43′, quem se deu bem foi o time da casa. O ponta Júnior Santos recebeu um ótimo lançamento, onde conseguiu driblar a zaga do Bragantino e fazer um belo gol.
Mesmo saindo atrás no marcador, o RB Bragantino não se afobou e foi para o ataque. Assim, nos minutos finais, o time de Bragança Paulista conseguiu uma falta próxima à área. Helinho cobrou a falta na cabeça do Juninho Capixaba, que empatou o jogo, aos 47′.
Logo depois, na volta para o segundo tempo, o confronto continuou bem disputado. Porém, foi aí que a estrela de Júnior Santos brilhou mais uma vez. Em uma bela jogada trabalhada entre Damián Suárez e Santos, o lateral uruguaio deu um passe rasteiro para Júnior levantar a bola e marcar um golaço de voleio aos 27′, dessa forma dando números finais ao duelo no Rio de Janeiro.
Júnior Santos se torna artilheiro isolado em disputas de Libertadores
Não só de vitória viveu o Botafogo na noite desta quarta, mas também de recorde histórico superado no clube. Com os dois gols marcados por Júnior Santos, o jogador chegou a 7 gols e ultrapassou a marca de Dirceu, Rodrigo Pimpão, Jairzinho, se tornando o maior artilheiro do Glorioso em edições de Libertadores. Confira a lista abaixo:
- Júnior Santos – 7 gols.
- Dirceu – 5 gols.
- Rodrigo Pimpão – 5 gols.
- Jairzinho – 5 gols.
- Marinho Chagas – 4 gols.
- Roberto Miranda – 4 gols.