Um jogo intenso! Assim se define o confronto da quarta-feira (08.mai.2024) entre Botafogo x LDU. Melhor para os cariocas, que venceram por 2x1 no Nilton Santos. Por outro lado, o duelo também foi bem truncado e cheio de faltas. Dessa forma, com o resultado, o Glorioso está na zona de classificação do grupo D para às oitavas de final da Libertadores.
O início de jogo foi bem estudado pelas duas equipes. O Botafogo começou se mantendo no ataque diante da presença sua torcida, enquanto a LDU se defendia tentando encontrar um possível contra-ataque.
Quem assustou primeiro efetivamente na partida foram os equatorianos, ao marcarem aos 17′. Porém, com o auxílio do VAR e bastante demora na checagem, o que seria o primeiro gol da LDU no jogo foi anulado.
Mesmo com o susto, o Alvinegro continuou se impondo na partida. Em uma bola cruzada por Luiz Henrique, o Botafogo conseguiu inaugurar o placar aos 31′ com Hugo. No entanto, a torcida não pode comemorar por muito tempo. Michael Estrada, de cabeça, empatou o jogo para a equipe equatoriana aos 48′.
Na 2ª etapa, o Glorioso entrou afobado em campo. Diante do empate desenhado no placar, o time queria decidir logo a partida e entrou numa ‘trocação franca’ com o adversário.
Apesar disso, os comandados do técnico Artur Jorge readquiriram a confiança, e aos 69′, passaram a frente do marcador com o gol de Júnior Santos. 2×1 para o Botafogo.
Com o tento marcado, Júnior, com 9 gols, aumenta seus números na artilharia da Libertadores. Em seguida, vem Paulinho, do Atlético Mineiro, com 5 gols.
Próximos confrontos
Nesta rodada, a equipe alvinegra fez sua última partida dentro de casa na fase de grupos. Agora, os próximos desafios serão longe dos domínios cariocas. O primeiro será contra o Universitário (PER), em Lima e o último contra o Junior (COL), em Barranquilla.
A partida contra os peruanos podem, inclusive, definir a classificação do Botafogo para a fase seguinte do torneio. Caso vença o Universitário e a LDU tropeçar (empate ou derrota) contra o Júnior, o Glorioso passa antecipadamente. O duelo decisivo contra time do Peru será na próxima quinta-feira (16.mai), às 19h.