O Atlético Mineiro voltou a vencer na Copa Libertadores após a derrota para o Peñarol, garantindo uma vitória contundente por 4 a 0 sobre o Caracas da Venezuela na Arena MRV, na noite desta terça-feira (28 de maio de 2024), em partida válida pela última rodada da fase de grupos da competição.
Mais do que a vitória, o Atlético Mineiro, que já tinha vaga assegurada nas oitavas de final da Libertadores, lutava para assegurar a liderança do grupo G. A equipe venezuelana do Caracas jogou com um a menos desde os 7 minutos do primeiro tempo e não conseguiu ameaçar o time mineiro. Os gols da vitória foram marcados por Pedrinho (aos 27 minutos do primeiro tempo e 16 do segundo tempo), Alisson (aos 39 minutos do primeiro tempo) e Hulk (aos 48 minutos do segundo tempo).
Agora, o Atlético Mineiro aguarda os resultados dos jogos de Palmeiras, Talleres e River Plate, que definirão o primeiro lugar geral na fase de grupos. O sorteio das oitavas de final, que serão disputadas nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 3, em Luque, no Paraguai.
EXPULSÃO CEDO E DOMÍNIO MINEIRO
Com apenas 7’1T de jogo, o Caracas teve seu goleiro expulso, após o VAR chamar o árbitro Guillermo Guerrero para revisar uma falta do goleiro Fariñez em Cadu em condições claras de gol. Após a revisão, o árbitro expulsou o jogador. Com um a menos e goleiro reserva, a equipe do Caracas não conseguiu levar perigo ao gol atleticano e ainda teve que segurar a pressão do time da casa.
Aos 27’1T, Pedrinho abriu o placar com um gol de cabeça, após cruzamento de Scarpa. Ainda na primeira etapa, Alisson Santana, de apenas 18 anos, ampliou de voleio dentro da área aos 39’1T. O atacante Hulk, que não marcava há 9 jogos teve muitas oportunidades, mas não chegou ao gol.
FIM DE JEJUM E RECORDES DO CAPITÃO
Assim como na primeira etapa, o Atlético Mineiro manteve a pressão e o bom ritmo contra equipe do Caracas no segundo tempo. Hulk e Fuchs perderam chances claras, porém, Pedrinho, aos 15’2T, desferiu um lindo chute de fora da área e fez seu segundo gol na noite.
A equipe do Caracas, já sem chances de classificação e totalmente dominado pela equipe mineira, sofreu 30 finalizações até o final da partida. Dessas finalizações, grandes chances perdidas por Hulk. Entretanto, nos últimos minutos da partida, aos 48’2T, em jogada individual, o atacante puxou da esquerda para o meio, em sua jogada característica e bateu no canto do goleiro, fechando a vitória do Atlético.
Com o gol, Hulk chegou aos 16 gols na libertadores, empatando com Zico e Jardel em gols pela competição, além de passar o eterno ídolo do Atlético, Guilherme, em gols por competições sul-americanas.