A atleta paralímpica brasileira Aline Rocha escreveu seu nome na história ao se tornar a primeira atleta do paradesporto brasileiro a receber a Mandala Six Star, ela completou o Circuito das Seis Maiores Maratonas do Mundo. A conquista ocorreu após participação na Maratona de Tóquio.
Depois dessa conquista, Aline destaca a vontade de continuar ganhando o mundo. “Agora, estou em busca da qualificação para os Jogos Paralimpicos de Paris. Após a maratona de Londres ainda tenho algumas competições, sendo uma delas no mês de maio no Mundial de Atletismo em Kobe no Japão”, afirmou.
Cenário Internacional
A atleta, que compete na categoria de corrida em cadeira de rodas e Skip Cross Country, é veterana no cenário internacional. A jornada começou em 2016, quando iniciou a participação no circuito Major das maratonas, composto por eventos renomados como Nova Iorque, Berlim e Chicago.
“Cada maratona do circuito tem um percurso diferente em altimetria e meus melhores resultados são em provas mais planas como Berlim e Chicago, então Nova Iorque foi o primeiro grande desafio por ter muitas subidas durante todo o percurso. Eu corri ela em 2018 e só voltei a repetir em 2022”, explicou.
Ela também diz que outro desafio foi conseguir a participação na maratona de Tóquio, pois é a mais restrita em número de participantes estrangeiros.
“Geralmente apenas umas 5 mulheres cadeirantes de fora do Japão participam em cada ano. Mas agora que participei pela primeira vez acredito que vou conseguir participar nas próximas edições novamente”, expressou.
Em 2018, faltava apenas a Maratona de Tóquio para completar o circuito, e após superar o desafio de garantir uma vaga nessa competição altamente restrita, ela alcançou o objetivo. “Estou muito feliz com mais essa conquista”, declarou Rocha.
“Alto rendimento é dedicação e comprometimento, não apenas na hora do treinamento, mas sim em todo o seu dia a dia: alimentação, descanso, prevenção de lesão, cuidado com a manutenção do equipamento esportivo, e o principal, o Jogo Limpo”, comentou.
*matéria feita para o Ministério do Esporte