*Matéria da autora para o Correio Braziliense
O começo da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano do planeta, reservou já na Semana 1 algumas boas surpresas para o fã da bola oval. Neste resumo sobre a rodada, o Correio Braziliense separou cinco curiosidades sobre a primeira semana da NFL 2022.
1- Igualdade de forças
Em um início de temporada para qualquer esporte é normal cogitar sempre seus respectivos favoritos, potenciais zebras e surpresas de uma competição. Na NFL não é diferente, porém, nesta semana de arranque da liga, nada menos do que sete dos 16 jogos da rodada foram decididos com menos de um touchdown (seis pontos) de diferença.
Ao todo, 43% dos jogos foram decididos apenas na última posse da partida e dois destes sete confrontos avançaram para a prorrogação: Texans e Colts protagonizaram o primeiro empate da temporada (20 x 20) e os Steelers surpreenderam o vice-campeão do Super Bowl Cincinnati Bengals por 23 x 20 como visitante. Na semana inicial, está à mostra apenas um aperitivo do quão equilibrada e disputada será esta edição.
2- NFC Norte do avesso?
Dentro das divisões, a primeira semana mostra, na classificação, um espectro pouco esperado diante do que se esperava antes do pontapé inicial: Vikings e Bears surpreenderam positivamente e lideram a partição norte da Conferência Nacional, ao passo que os Packers atuaram abaixo e são os últimos. Entre os três, o Detroit Lions, que jogou bem e mostrou potencial para dar trabalho aos colegas divisionais, mesmo perdendo em casa para os Eagles.
No confronto direto, Green Bay, liderado por Aaron Rodgers caiu para Minnesota fora de casa por uma diferença de 16 pontos. Agora, a equipe se prepara para mais um jogo interno na divisão: nada menos que o clássico contra Chicago, no Lambeau Field, no próximo Sunday Night Football (18). Os Vikings vão a Philadelphia enfrentar os Eagles em um dos dois jogos programados para segunda-feira (19) enquanto os Lions jogam novamente em casa no domingo contra o Washington Commanders.
3- Brady espantando a crise
Considerado por muitos o maior nome da história da NFL, Tom Brady anunciou no fim da temporada passada sua aposentadoria aos 44 anos. Mas não demorou muito para o astro mudar de ideia e confirmar presença na temporada 2022/2023 junto ao Tampa Bay Buccaneers em que foi campeão na campanha de 2021. A questão é: havia incertezas quanto à atuação de Brady neste ano, já que o QB foi dispensado dos treinos por razões familiares. Entretanto, o atleta apareceu no jogo e marcou um TouchDown. Dessa forma, a vitória da equipe foi concretizada contra os Cowboys neste último domingo por 19 x 3.
4- Estreantes em seus novos times
Em um dos jogos mais aguardados da semana um da liga norte-americana, o Seattle Seahawks venceu o Denver Broncos, por 17 x 16. A partida teve o reencontro histórico do quarterback Russell Wilson com o time da casa. Após o jogar ter pedido para ser trocado e encerrado a história de uma década com o time, conseguiu esquecer o clima e partiu para um ótimo jogo. Wilson exerceu 340 jardas aéreas, em que 102 delas foi para o wide receiver Jerry Jeudy, que recebeu o único touchdown lançado.
Outro foi Baker Mayfield. O quarteback veio após uma troca no mês de julho por uma escolha condicional de quinta rodada do Draft de 2024. Nessa primeira partida, lançou 27 passes, sendo 16 completos. Além disso, foram surpreendentes 235 jardas e um touchdown lançado, ou seja, mais sete pontos.
Davante Adams também está na lista. O atleta recentemente emplacou no Las Vegas Ravers e inaugurou números impressionantes. Foram 141 jardas em somente 10 recepções. Vale ressaltar que o núcleo de “wide receivers” do seu antigo time, Green Bay Packers, apresentava menos de 60. Somente um homem superou o resto da unidade e ainda promete superar cada vez mais as expectativas.
5- Astro da semana
Não é novidade que Patrick Mahomes tem notoriedade no futebol americano. Ganhador do título de 2020 pelo Kansas City Chiefs, o atleta começou com tudo. Em uma partida, anotou 360 jardas e cinco touchdows, garantindo a vitória de sua franquia contra o Arizona Cardinals pelo placar 44 x 21. Classificado em primeiro lugar como passador, Mahomes somente errou nove passes para possíveis finalizações.
Resultados da rodada
Quinta-feira (8/9)
Los Angeles Rams 10 x 31 Buffalo Bills
Domingo (11/9)
Carolina Panthers 24 x 26 Cleveland Browns
Cincinnati Bengals 20 x 23 Pittsburgh Steelers
New York Jets 9 x 24 Baltimore Ravens
Miami Dolphins 20 x 7 New England Patriots
Detroit Lions 35 x 38 Philadelphia Eagles
Atlanta Falcons 26 x 27 New Orleans Saints
Washington Commanders 28 x 22 Jacksonville Jaguars
Chicago Bears 19 x 10 San Francisco 49ers
Houston Texans 20 x 20 Indianapolis Colts
Tennessee Titans 20 x 21 New York Giants
Minnesota Vikings 23 x 7 Green Bay Packers
Arizona Cardinals 21 x 44 Kansas City Chiefs
Los Angeles Chargers 24 x 19 Las Vegas Raiders
Dallas Cowboys 3 x 19 Tampa Bay Buccaneers
Segunda-feira (12/9)
Seattle Seahawks 17 x 16 Denver Broncos
Dê a sua opinião
O Nação tem um espaço na edição para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail moniquedelrosso@gmail.com.